ESTÁGIO NOVO CANAL...

ESTÁGIO NOVO CANAL...
A EQUIPE TECEDIFIC está trazendo um canal de estágios, onde enviamos os currículos para Empresas interessadas... Seja um seguidor desse blog e mande seu curriculo pelo email: tecedific@hotmail.com

23 de Setembro, dia do Téc. Edificações.

23 de Setembro, dia do Téc. Edificações.
Parabéns a todos os Técnicos de Edificações que apesar das imensas dificuldades, fazem bons trabalhos.

Prezados Leitores:

Esse blog possui mais de uma pagina, acesse e aproveitem.
Saiba o que é aterramento, conheça um pouco sobre impermeabilização, ART, pisos intertravados e muito mais...

Equipe TECEDIFIC
Fique Conosco

Orçamento e projetos RESIDENCIAIS, FISCALIZAÇÃO E VISTORIAS RESIDENCIAIS.

Orçamento e projetos RESIDENCIAIS, FISCALIZAÇÃO E VISTORIAS RESIDENCIAIS.
Saiba quanto vai gastar em sua obra, a Equipe TECEDIFIC traz o departamento de orçamento e projetos, para ajudar pessoas a orçar sua obra da maneira certa. ENTREM EM CONTATO CONOSCO. FISCALIZAMOS E VISTORIAMOS RESIDENCIAS PARA EMITIR LAUDOS E RELATÓRIOS DE INCONFORMIDADES.

O Nosso Planeta pede socorro...

O Nosso Planeta pede socorro...
É desta forma que o nosso Planeta se sente. Preserve o Meio Ambiente. Ajude a salvar o PLANETA. Preserve o VERDE. A EQUIPE TECEDIFIC esta nesta luta.

19 agosto 2010

Crea Júnior...


CREA JÚNIOR

O Crea Júnior é um programa cujo propósito é promover a integração entre o Conselho e os estudantes dos cursos de níveis médio e superior cujas profissões estão vinculadas ao Sistema Confea/Crea.
O contato com o estudante antes de sua chegada ao mercado de trabalho é um meio eficaz para debater a importância da formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável do país.
O regulamento aprovado na última Sessão Plenária de 2009 estabelece os parâmetros que determinam a composição e a competência do programa na Bahia.
Preencha a ficha de adesão e participe.

Entre no site do Crea da sua região e veja como funciona.

EQUIPE TECEDIFIC
www.tecedific.blogspot.com
Email: tecedific@ig.com.br / tecedific@gmail.com

Revista do Crea-Ba Nº 32

Data: 01/07/2010 Revista > Edição 32
Editorial
Urbanização: a ética da prioridade

De tempos em tempos retornamos à questão da urbanização. Em diferentes reportagens desta edição da Revista Crea-BA, partimos de exemplos presentes no dia a dia da capital baiana e chamamos a atenção para problemas comuns às demais cidades brasileiras.
Na matéria de capa, abordamos o processo de construção de um tipo de urbanização desarticulada que, somado ao crescimento vertiginoso da população, trouxe danos consideráveis à qualidade de vida da antiga Cidade do São Salvador da Baía de Todos-os-Santos.
Traçamos uma rápida linha do tempo, de 1549 até os dias atuais, demarcando o quanto as características morfológicas associadas às diferentes opções de gestão urbana colocam a cidade entre as mais caóticas do País do ponto de vista do desordenamento da ocupação do espaço urbano.
Fatores como falta de planejamento coordenado, adensamento populacional das encostas, falência dos sistemas viários, especulação imobiliária e falta de mecanismos efetivos de controle social transformaram a feição da capital, hoje com 3 milhões de habitantes.
A desarticulação entre os projetos, da mesma forma que a inexpressiva ou quase nula transversalidade entre as ações e as demandas da região metropolitana, é uma constante em iniciativas como a pirotécnica apresentação da cesta de alternativas denominada “Salvador: capital mundial”. A total falta de debate social e técnico sobre mais essa iniciativa do poder municipal comprova a fragilidade dos projetos apresentados como a salvação para problemas urbanos crônicos. Precisamos deixar claro que maquetes eletrônicas não são suficientes para dar conta da abrangência e dos impactos decorrentes das intervenções propostas. Some-se a isso o verdadeiro circo de revogações ao qual temos assistido atônitos e que reafirma a inconsistência das propostas.
Novamente, resta-nos apontar os equívocos técnicos e torcer para que a ética da prioridade baixe sobre a cabeça de nossos gestores no sentido de garantir-lhes um mínimo de sintonia com os anseios e necessidades sociais.
Jonas Dantas
Presidente

Contato do Crea-BA: 71 3453-8990

EQUIPE TECEDIFIC
http://www.tecedific.blogspot.com/
Email: tecedific@ig.com.br / tecedific@gmail.com

01 agosto 2010

O que é ART?

ART...

Anotação de Responsabilidade Técnica, segundo as normas vigentes no sistema CONFEA/CREA.

Nome: Ricardo Pires de Oliveira.
Artigo: A responsabilidade na Construção civil.
JC JORNALCIDADE

Toda construção implica em várias responsabilidades em relação a seus proprietários e executores, de ordem civil, criminal, técnica, trabalhista, previdenciária e administrativa.

Para que todas essas responsabilidades não recaiam exclusivamente sobre o proprietário, devem ser bem fixadas as obrigações dos profissionais contratados para realização dos serviços.

Os engenheiros e arquitetos contratados para a elaboração de projetos e prestação de direção técnica das obras assumem a responsabilidade técnica pelos serviços, através da emissão da A.R.T. – Anotação de Responsabilidade Técnica, documento oficial do CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de sua região.

Instituída pela Lei 6.496/1977, o objetivo da ART é identificar o responsável técnico por obras e serviços de engenharia, arquitetura e agronomia, representando uma súmula do contrato de prestação de serviços firmado entre o profissional e o proprietário, constituindo importante instrumento de defesa das relações contratuais, principalmente após o advento do Código de Defesa do Consumidor.
 

As ARTs emitidas pelo profissional formam também seu “acervo técnico”, ou currículo profissional.

Toda obra ou serviço de engenharia que não tenha responsável técnico devidamente registrado no CREA de sua região sujeita seu proprietário a notificação e multa administrativa. Mas esse não deve ser o principal motivo a se considerar para a contratação de um profissional habilitado para a execução das obras.

Além de proporcionar maior qualidade e segurança para a construção, os profissionais da área tecnológica ficam responsáveis civil e criminalmente pela execução e qualidade final da obra, podendo ser acionados até judicialmente pelo proprietário ou pela administração pública em caso de negligência ou imperícia.

A contratação de um engenheiro ou arquiteto nas obras representa ao proprietário, portanto, verdadeiro “seguro” contra eventuais vícios nos serviços contratados, pois sem a participação de um desses profissionais é o proprietário quem assume todas as responsabilidades em caso de sinistro, além das eventuais autuações pelo poder público.

A fiscalização do CREA/SP é atualmente voltada para a orientação e educação da sociedade quanto à necessidade da supervisão de profissionais habilitados em todas obras e serviços de engenharia, arquitetura e agronomia, pois mais qualidade e segurança nas moradias e edificações em geral são direito da coletividade e exercício de cidadania.


(O autor é engº civil, inspetor chefe da UOP de Rio Claro do CREA/SP e diretor de Negócios Jurídicos da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Rio Claro - AERC).
 
EQUIPE TECEDIFIC