O que espera em DUBAI...
Dubai, um pequeno pedaço de terra de 4 mil quilômetros quadrados na península Arábica, é um dos sete que compõem os Emirados Árabes Unidos, reunidos em 1971, no Golfo Pérsico, donos da sexta maior reserva de petróleo do mundo, descoberta dois anos antes.
Foto: Editoria de Arte/G1 Mapa indica região de Dubai (Foto: Editoria de Arte/G1)
O óleo, no entanto, se concentra no vizinho Abu Dhab. É chefiado pelo xeque Ahmed ben Said al-Maktum e sua família, que têm participação em grande parte das empresas do Emirado.
“Quando veio o dinheiro do petróleo descoberto pelos ingleses, cada uma dessas famílias que tinham a propriedade da região ficou com um Emirado”, explica o economista Miguel Daoud, analista da Global Financial Advisor.
O ‘boom’ da construção
Motivado pela grande riqueza vinda do petróleo, o governo de Dubai deu andamento à meta de transformar o emirado em um gigantesco centro de turismo, serviços e negócios dos Emirados. Graças ao empenho, a região tornou-se um imenso "canteiro de obras".
O Emirado famoso pelas ilhas artificiais em forma de palmeira, e o prédio mais alto do mundo, o Burj Dubai, transformou rapidamente uma imensa área desértica em um centro mundialmente importante, rivalizando com Nova York, Londres e Hong Kong.
A economia atual de Dubai depende, principalmente, da construção civil, responsável pela maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Esse mercado, por sua vez, é controlado principalmente pela Dubai World, empresa estatal que constrói e opera de portos a arranha-céus e ilhas artificiais.
FIQUE CONOSCO
EQUIPE TECEDIFIC