Escadas.
Degrau.
O degrau é composto do passo e do eretor.
- passo, cobertor ou piso - a lâmina horizontal do degrau que é pisada. O comprimento do passo é medido desde a margem externa do degrau ao "eretor" vertical entre degraus.O passo do degrau deve ser de 1/6 da estatura media das pessoas que a utilizarem.
- eretor ou espelho - A porção vertical do degrau entre degraus. Este pode estar ausente para um efeito de escada "aberta".A altura do "eretor" esta baseada na estatura media das pessoas que utilizarão a escada, sendo definito pelas normas locais, porém esta altura deve ser próxima de 1/10 da estatura. O valor fica entre 16,0 cm e 18,5 cm.
O sistema de corrimão.
A balaustrada é o sistema completo de corrimões e estacas que impede as pessoas de cair sobre a borda.
- Corrimão
- Voluta
Ergonomia e solicitação de código de construção.
Ergonomicamente e por razões de segurança, escadas precisam ter certas medidas em ordem para as pessoas usá-las confortavelmente. Códigos de construção tipicamente especificarão certas medidas tanto que as escadas não são também íngremes ou estreitas.
Tipos de escadas.
Existem alguns tipos básicos de escadas, os chamados formatos de escadas. Esses formatos seguem necessidades espaciais de uma construção, uma vez que ocupam mais ou menos espaço em planta. Ainda seguem também necessidades estéticas: uma escada caracol, por exemplo, tem um resultado muito diferente de uma escada em linha reta, não só em termos espaciais, mas como resultado de seu aspecto em determinado ambiente.
Alguns exemplos:
Escada em “L”
Escada em Linha Reta.
Escada em "U".
Escada curva e circular.
Escada Caracol ou Helicoidal.
Escada Marinheiro.
Escada Santos Dumont.
Essas são algumas das escadas existente na construção civil.
Fique Conosco
EQUIPE TECEDIFIC
www.tecedific.blogspot.com
Email: tecedific@ig.com.br / tecedific@gmail.com