Construções sustentáveis ao pé da letra.
do conceito de
sustentabilidade no
mercado brasileiro.
estádio da América Latina
a ser autossuficiente em
energia limpa.
Alternativas conscientes
Escolha dos insumos
Compra/aluguel de insumos renováveis (utilização de madeiras de reflorestamento nas obras, mantas acústicas à base de garrafas Pet e escoramentos metálicos).
Produtividade
especificar sistemas que utilizam materiais sustentáveis e que, ao mesmo tempo, garantam um ganho de produtividade e menor utilização de mão de obra (ex.: substituição de fachadas em pastilhas por alumínio composto).
Redução de resíduos da construção
Reutilizar os resíduos gerados na construção dentro do próprio canteiro de obras (ex.: Fazer a moagem dos resíduos classe A para reutilizá-los nos traços para contrapiso). Realizar projeto de paginação de alvenaria a fim de utilizar blocos de tamanhos apropriados (evitando cortes de blocos) e optar por argamassas industrializadas.
Eficiência energética
Prever o sistema de aquecimento de água através de placas solares. Utilizar equipamentos mecânicos e sistemas de ar condicionados com selo procel tipo A. especificar vidros de alta performance no isolamento térmico sem impedir a passagem da luz solar. Automação predial com foco na eficiência energética (exs.: controle de iluminação, bombas, ar condicionado, elevadores, transformadores, dentre outros sistemas).
Redução de consumo de água
Prever, na concepção do projeto, a reutilização de águas cinzas/pluviais para irrigação e sanitários localizados nas áreas comuns das torres. Utilizar descargas com dispositivos seletores com duplo acionamento.
Tratamento de esgoto
Prever, na concepção do projeto, a construção de uma estação de tratamento de esgoto dentro do próprio canteiro de obras.
Qualidade ambiental interna
Controle na geração de pó, qualidade na alimentação e da água de consumo, sanitários organizados e limpos, ePIs adequados e programas de incentivos.
Dados: Revista do CREA- BA nº 39.
EQUIPE TECEDIFIC
www.tecedific.blogspot.com
Fique Conosco
Nenhum comentário:
Postar um comentário