ESTÁGIO NOVO CANAL...

ESTÁGIO NOVO CANAL...
A EQUIPE TECEDIFIC está trazendo um canal de estágios, onde enviamos os currículos para Empresas interessadas... Seja um seguidor desse blog e mande seu curriculo pelo email: tecedific@hotmail.com

23 de Setembro, dia do Téc. Edificações.

23 de Setembro, dia do Téc. Edificações.
Parabéns a todos os Técnicos de Edificações que apesar das imensas dificuldades, fazem bons trabalhos.

Prezados Leitores:

Esse blog possui mais de uma pagina, acesse e aproveitem.
Saiba o que é aterramento, conheça um pouco sobre impermeabilização, ART, pisos intertravados e muito mais...

Equipe TECEDIFIC
Fique Conosco

Orçamento e projetos RESIDENCIAIS, FISCALIZAÇÃO E VISTORIAS RESIDENCIAIS.

Orçamento e projetos RESIDENCIAIS, FISCALIZAÇÃO E VISTORIAS RESIDENCIAIS.
Saiba quanto vai gastar em sua obra, a Equipe TECEDIFIC traz o departamento de orçamento e projetos, para ajudar pessoas a orçar sua obra da maneira certa. ENTREM EM CONTATO CONOSCO. FISCALIZAMOS E VISTORIAMOS RESIDENCIAS PARA EMITIR LAUDOS E RELATÓRIOS DE INCONFORMIDADES.

O Nosso Planeta pede socorro...

O Nosso Planeta pede socorro...
É desta forma que o nosso Planeta se sente. Preserve o Meio Ambiente. Ajude a salvar o PLANETA. Preserve o VERDE. A EQUIPE TECEDIFIC esta nesta luta.

29 março 2011

Dicas para uma boa concretagem

MANUAL DE CONCRETAGEM



INFORMATIVO TÉCNICO DE CONCRETAGEM

O Manual de Concretagem tem o objetivo de orientar passo-a-passo o Cliente e/ou Responsável Técnico da obra quanto ao processo pré, durante e pós concretagem, sendo de inteira responsabilidade do Cliente a execução destes procedimentos e suas conseqüências, quando do seu não-cumprimento. O Engenheiro Responsável pela obra deverá seguir as recomendações da NBR 12655.

PASSO 1- Verificar com antecedência mínima de 02 (dois) dias da concretagem a existência das seguintes condições básicas para a execução do serviço de concretagem:

 conferir junto ao responsável técnico da obra, a resistência característica do concreto (Fck);
 disponibilidade de mão-de-obra qualificada e devidamente equipada (EPI’s) e, também em número suficiente para aplicação do concreto;
 escoramento firme e adequado para o tipo de estrutura, mantendo-se a distância mínima de 1m em 1m (NBR6118);
 ausência de espaços entre as fôrmas da laje, evitando assim o vazamento da nata de cimento;
 disponibilidade de 02 (dois) sacos de cimento e 02 (dois) carrinhos de areia para confecção de argamassa ou nata de lubrificação da bomba, caso o concreto seja do tipo bombeado.

PASSO 2- Molhar bem a fôrma da laje antes da concretagem

PASSO 3- Conferir a Nota Fiscal e o lacre da bica de descarga da betoneira e acompanhar a descarga do concreto. Não adicionar ou permitir a adição de água no concreto além da quantidade prevista na Nota Fiscal ou acima do Slump Test especificado. Esta é a principal condição que determina a resistência final do concreto. Não adicionar água após o início da concretagem, exceto a de evaporação, conforme NBR 7212. A adição de água para modificar o Slump do concreto é de responsabilidade exclusiva do cliente.

PASSO 4- Vibrar o concreto aplicado, durante a concretagem, com vibrador adequado. Se este procedimento não for executado, poderão ocorrer fissuras na superfície, brocas, nichos, etc. Manter vibrador e mangote reserva. Verificar, durante a concretagem, se a espessura de concreto está sendo a mesma do projeto, para que não falte concreto.

PASSO 5- Deve–se fazer a cura do concreto que, impedirá ou diminuirá o surgimento de fissuras na superfície do concreto. É de fundamental importância manter umedecido o concreto logo após o término da concretagem, devendo-se molhar a laje, e repetir esta operação 03 (três) vezes ao dia e por 07 (sete) dias consecutivos, no mínimo, sem deixar secar a superfície da laje.

PASSO 6- Cobrir a laje com lona plástica após cada operação descrita no tópico anterior, para que a cura do concreto fique adequada e não sofra com as intempéries (chuva, temperaturas elevadas, vento).

PASSO 7- No coxo da bomba de concreto e em sua tubulação ficam geralmente 0,5 m³ de concreto que a bomba não consegue lançar. Este concreto é retirado no final da concretagem e o cliente deve aproveitá-lo.

PASSO 8- A retirada do escoramento e das fôrmas deve ser efetuada sem choques, obedecendo a um programa elaborado de acordo com o tipo de estrutura. Consulte anteriormente a NBR 6118. A remoção das fôrmas deve obedecer aos seguintes prazos:

 Faces laterais: 03 dias;
 Faces inferiores: 14 dias mantendo pontaletes bem encunhados e convenientemente espaçados e 21 dias, sem pontaletes.

Se os procedimentos acima descritos não forem executados, muito provavelmente a laje apresentará FISSURAS em maior ou menor grau. Porém, mesmo com todos os cuidados acima apresentados, se ocorrerem fissuras, é importante informar ao Responsável Técnico da obra. É comum a simples aplicação de desempenadeira de aço na área fissurada e, se necessário, aplicar uma película de nata de cimento (0,50 litro de água/01 Kg cimento) nas fissuras, para eliminá-las logo que apareçam (algumas horas após a concretagem). O surgimento de fissuras pode ser proveniente das seguintes causas isoladas ou conjugadas:

 falhas no sarrafeamento;
 Vibração indevida ou inexistente;
 acabamento do concreto;
 escoramento mal feito;
 vazamento de nata do concreto;
 cura mal feita ou falta de cura.

É importante salientar que o concreto é um material permeável, não dispensando a impermeabilização contra vazamentos de água ou a realização de uma cobertura (telhado). É responsabilidade do Cliente a execução da impermeabilização do concreto ou a cobertura da área concretada. 



EQUIPE TECEDIFIC
Fique conosco
www.tecedific.blogspot.com
Email: tecedific@gmail.com / tecedific@ig.com.br

Um comentário:

Pedro Galdino disse...

Olá, adorei o post, mas tenho uma dúvida sobre Alicerce, estou no primeiro semestre de Técnico em Edificações na ETEC MANDAQUI e tenho um seminario para apresentar sobre Alicerce, não achei muita coisa na internet.

Pedro Galdino
pedrovictor0605@gmail.com